BLOG EPC 2021

Olá pessoal, estamos de volta essa semana para mais um post do Projeto Blog EPC.
Os alunos do 9º ano prepararam uma matéria sobre alimentação saudável e os problemas causados pela má alimentação. Boa leitura 🙂

Alimentação saudável

Se alimentar de forma saudável e equilibrada é essencial para garantir qualidade de vida. Isso porque, além de fornecer energia e bem-estar geral, através de uma boa alimentação é possível prevenir e combater doenças, manter o peso corporal saudável e ter um bom desenvolvimento físico.

Um cardápio balanceado ajuda o sistema imunológico; melhora o humor e a memória; reduz o cansaço e o estresse; aumenta a qualidade do sono; previne o envelhecimento precoce da pele; melhora o sistema digestivo; e fornece disposição e mais energia para as atividades diárias.

Transtornos alimentares

São alterações no comportamento alimentar que resultam de uma relação complexa entre aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais. Podem levar tanto ao emagrecimento extremo como à obesidade e outros problemas físicos. Entre os principais transtornos, figuram a anorexia e a bulimia, caracterizados pela preocupação excessiva com o ganho de peso e o medo de engordar, e o comer compulsivo.

            Os diagnósticos desses transtornos devem sempre ser feitos por um médico psiquiatra, que deve estar junto durante o tratamento (junto com um nutricionista de preferência)!

 Transtornos alimentares são comportamentos aprendidos, muito por conta de fatores externos como dietas restritivas (o pior deles), procura de uma felicidade ilusória e desconexão com processos inatos nosso sobre a sensação de fome e saciedade.

Os alimentos saudáveis e os alimentos gordurosos

Estudos mostram que alimentos gordurosos prejudicam a saúde por conta de várias subsistências que eles possuem:

            A gordura pode fazer bem para o corpo se consumida dentro do recomendado. O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade. Por isso é importante controlar o consumo de doces.

            Agora alguns dos principais alimentos que devem ser evitados ou consumidos em pouca quantidade, e o que causam.

Começando por:

– Batata frita: rico em gordura trans.

– Bacon: rico em gordura saturada

– Bolachas recheadas: contém alto teor de gordura trans, açúcar e corante.

– Linguiça / salsicha / mortadela: são ricos em gordura saturada que está associada a doenças cardiovasculares além de muito sódio, corantes e conservantes.

– Sorvetes: geralmente são ricos em gordura trans, açúcar e corantes.

 – Manteiga: rica em gordura trans e gorduras saturadas.

Sobre os alimentos saudáveis.

De acordo com pesquisadores, uma alimentação saudável pode resultar um uma boa saúde e mais anos de vida.

Os principais alimentos saudáveis e que fazem bem para a saúde.

– Salmão: Possui muitas vitaminas.

– Tomate: por ter muita água o tomate possui função diurética.

– Ovo: o ovo possui muitas proteínas, vitaminas e pode fornecer muita energia.

– Leite: contém muito cálcio e pode ajudar a proteger os ossos do corpo.

– Maçã: contém muitas fibras, solúveis e muitos nutrientes.

– Verduras e folhas verdes: São uma importante fonte de nutrientes para a saúde e também são uma boa fonte de fibras e vitaminas.

Por que devemos ter alimentos saudáveis nas nossas refeições?

Devemos ter alimentos saudáveis e equilibrados nas nossas refeições, porque nossos órgãos e tecidos precisam de uma nutrição adequada para trabalhar de forma eficaz. Sem uma boa nutrição, seu corpo fica mais propenso a doenças, infecções, fadiga e baixo desempenho.

Crianças com uma dieta pobre correm o risco de problemas de crescimento e desenvolvimento e desempenho acadêmico ruim, e maus hábitos alimentares podem persistir para o resto de suas vidas.

O aumento dos níveis de obesidade e diabetes nos Estados Unidos são excelentes exemplos dos efeitos de uma dieta pobre e da falta de exercício.

Como podemos montar um prato equilibrado e saudável?

Parece difícil fazer um prato em que todos os nutrientes necessários estejam presentes e que o prato também seja saudável, mas é mais simples do que imagina!

No almoço ou na janta, tente dividir seu prato em quatro partes: separe duas para as hortaliças e legumes, uma para o carboidrato e na última, coloque alguma proteína animal.

Não tem como dispensar a sobremesa, não é?

Uma ótima sobremesa é a salada de frutas, ela é extremamente saudável e gostosa, podemos comer no café da manhã, no lanche da tarde e em várias outras ocasiões, é simplesmente perfeita.

Alimentação saudável é uma dieta bem equilibrada, que fornece os nutrientes, vitaminas e minerais nas proporções adequadas para o bom funcionamento do organismo. Para que uma alimentação seja saudável, é importante ter variedade, equilíbrio, controle de quantidade (comer o que lhe é adequado) e qualidade dos alimentos.

A alimentação saudável traz benefícios para a saúde como melhor controle do peso, rendimento do trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças. O correto não é simplesmente comer pouco porque pode causar déficit de nutrientes. É preciso cautela para não diminuir a quantidade de nutrientes necessária ao bom funcionamento do nosso corpo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: